segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Editor de páginas na Internet

Editor de páginas na Internet:

- Atividade 1: Formatando e salvando o texto
A minha primeira página do Composer foi de abertura, com o título de Informática Educativa.
Já a segunda digitei o texto abaixo:

Relações Interpessoais e a Internet

Daniela de Souza Lima

Para entender o conceito de Relações Interpessoais, primeiramente precisamos entender o significado de alguns termos como: Personalidade e Comunicação.
Define-se a Personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros, ou seja, o conjunto de características que determinam a sua individualidade pessoal e social.
A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo, mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais. Os fatores que determinam a personalidade são: herança biológica, o ambiente e a idade.
A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria, que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento.
Já Comunicação é o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar o comportamento das pessoas.
Dentre os meios de comunicação existentes, a Internet passou a ser um novo e determinante meio de comunicação que está mudando as formas de relacionamento entre pessoas.
Assim, podemos conceituar relações interpessoais como capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais.
As relações interpessoais através da Internet vêm se tornando cada vez mais complexas e refletem uma nova realidade que podemos caracterizar como mundo virtual.
Após o surgimento da Internet, várias pessoas em todo o mundo passaram a trocar momentos de sua vida real pela virtual.
Conhecer pessoas pela Internet já é mais que um fato nos dias de hoje, virou hábito entre muitas pessoas.
Num ambiente de Chat, Orkut, MSN, as amizades podem durar minutos, horas, dias ou anos. Tudo depende da disponibilidade e interesse das pessoas. A troca de informações pessoais, de
revelações individuais, da identificação com o outro através das afinidades que são descobertas entre as duas pessoas, se desenvolve de acordo com a personalidade de cada pessoa.
Através dos programas de bate-papo e do espaço livre para escrever, a pessoa sente que suas emoções podem ser expressadas e sentidas com a mesma ou maior intensidade que são sentidas na vida real.
Entretanto, a Internet que une pessoas e faz casais em todo mundo, também cria obstáculos que são próprios dos relacionamentos virtuais. A distância física é um obstáculo difícil de suportar, que termina causando tristes finais nos relacionamentos.
Outro problema nas relações virtuais é o mal entendimento do que se escreve. A pessoa é forçada a criar formas diferentes de expressão, de acordo com o assunto que está sendo abordado, já que não é possível perceber a reação da pessoa naquele momento, não se sabe o que realmente ela queria expressar.
A Internet mudou o jeito das pessoas se relacionarem. Hoje podemos compartilhar não apenas nossos arquivos e informações, mas principalmente nossas emoções e sentimentos.

FONTES DE PESQUISA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento
VALLE, Edênio. Educação Emocional: Teoria e Prática na Escola de 1o grau, Curso Laboratório. 1a edição. São Paulo: Olho D'água, 1997.152 p.
GARDNER, H.; Kornhaber, M.; Wake, W. Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Arte Médicas, 1998. 356p.

- Atividade 2: Inserindo figuras na página
Nesta Atividade fiz a Resenha do texto abaixo:
Informática na Educação no Brasil: Análise e Contextualização Histórica

O autor inicia o texto comparando as formas de utilizar o computador na educação: como transmissão de informação para o aluno ou como um recurso que possibilite o aluno criar, pensar, manipular a informação e assim construir seu próprio conhecimento.
O computador como "máquina de ensinar" é utilizado para passar a informação, ou seja, instruir o aluno. O objetivo é encher o aluno com informações e estimular a memorização através da repetição. Esta é uma forma muito usada na educação tradicional. O autor defende o uso do computador como ferramenta para construção de conhecimento. O aluno deve "ensinar" a máquina a resolver uma tarefa, através de conteúdos e estratégias. Quando o aluno usa o computador para construir o seu conhecimento, o computador passa a ser uma máquina para ser ensinada, propiciando condições para o aluno descrever a resolução de problemas, usando linguagens de programação, refletir sobre os resultados obtidos.
Nesse contexto, o professor passa a ser o mediador desse processo.
Ele tem que estar preparado para entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores sobre o conteúdo que está sendo trabalhado pelo aluno e capacitado a utilizar os softwares.
Daí a importância de se reestruturar os professores, preparando-os para esse novo papel. Só assim, eles estarão aptos a escolher corretamente seus próprios instrumentos digitais para o ensino e a aprendizagem.
Não é surpresa para os professores que já utilizaram o computador em sala de aula que este processo é longo e árduo.
Introduzir computadores, ou qualquer outro recurso tecnológico nas experiências de aprendizagem dos alunos não resulta automaticamente na melhoria da aprendizagem.
Para que haja uma maior integração dessas tecnologias no processo educativo é necessário que os professores sintam-se confortáveis ao utilizar o computador, como: explorarem recursos de ensino. Ex: software educativo, CD-ROM, Internet para identificar aqueles que possam enriquecer o seu curso; repensem o seu curso para determinar a melhor maneira de integrar essa ferramenta nos seus planos de aula; revejam os planos de aula para incorporar o uso do computador; testem os planos na sala de aula e avaliem como eles funcionam.
Muitos benefícios educacionais potenciais podem surgir com a utilização do computador nas escolas.
Mas, ainda precisamos mudar a forma de ensinar. E a mudança que todos almejam é a passagem de uma Educação totalmente baseada na transmissão da informação, na instrução, ou seja tradicional para a criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno realiza atividades e constrói o seu conhecimento.


- Atividade 3: Criando vínculos ou links
O Texto desta página foi:

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR NO BRASIL

A introdução da Informática na Educação, segundo a proposta de mudança pedagógica, como consta no programa brasileiro, exige uma formação bastante ampla e profunda dos educadores. Mais uma vez, a questão da formação do professor mostra-se de fundamental importância no processo de introdução da Informática na Educação, exigindo soluções inovadoras e novas abordagens que fundamentem os cursos de formação.
A outra dificuldade é apresentada pela velocidade das mudanças da Informática, criando uma ampla gama de possibilidades de usos do computador, exigindo muito mais dessa formação do professor.
O Apple foi o microcomputador disseminado nas escolas dos Estados Unidos. No Brasil, embora existissem mais de 40 diferentes fabricantes de computadores e muitos softwares e hardwares disponíveis, ele não foi adotado como o computador da Educação. A formação dos pesquisadores e dos professores das escolas acontecia nos centros de pesquisa e por intermédio de atividades realizadas conjuntamente. As dificuldades de ordem educacional e técnica eram vencidas pela união de esforços dos especialistas de diferentes áreas da universidade e dos professores das escolas que dispunham da experiência de sala de aula.
A segunda fase do processo de formação pode ser caracterizada como a formação em massa e coincide com o aparecimento e disseminação dos microcomputadores MSX nas escolas brasileiras. Para tanto, era necessário formar os professores.
A simplicidade do MSX, e o fato de não dispor de muitas alternativas do ponto de vista de software, reduziu a questão do uso do computador na Educação em dois pólos: o uso do Logo ou de softwares educacionais, como jogos, tutoriais etc. Tendo o professor optado por um desses pólos, a formação e o domínio dessa abordagem educacional era gradativa. E o professor podia se concentrar mais nas questões pedagógicas do uso do computador na Educação.
Assim, segundo uma abordagem inovadora de aprendizagem baseada na construção do conhecimento e não na memorização da informação, a introdução da Informática na Educação, segundo a proposta de mudança pedagógica, exige uma formação bastante ampla do professor. Implica mudanças na escola que poderão ser realizadas se houver o envolvimento de toda a comunidade escolar – alunos, professores, supervisores, diretores e pais.


Inicialmente tive bastante trabalho mas depois ficou mais fácil.
No Composer ficou assim:
file:///D:/Daniela/CEDERJ/Novoc%20Cursos/Inform%E1tica%202/HTML/index.html
Não sei se vocês conseguiram visualizar.

"Quando trabalha com o que se gosta, o trabalho é mais prazeroso".
Mil Beijos.
Daniela.

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