segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Editor de Desenhos: Planejando

Olá!!!
Aí está minha Atividade...
Editor de Desenhos: Planejando
Agora que você já está mais íntimo do Paint, como você acha que este aplicativo poderia ajudar em uma de suas atividades na sala de aula? Que atividade seria? Com que objetivo? Para que série? Registre suas idéias e nos envie.

Resposta: O Paint é um
software utilizado para a criação de desenhos simples e também para a edição de imagens.
Atualmente com a inclusão digital em sala de aula o uso deste aplicativo é de grande importância para tornar as aulas mais interessantes.
Assim, como acontece em várias escolas quando os alunos passam a não se interessar mais pelas atividades, está na hora de entrar com ferramentas que possam fazer as aulas ficarem mais contagiantes.
No meu dia a dia, eu utilizo o Paint como ferramenta em várias atividades pedagógicas, como criação de cartões para o dia dos Pais e Mães, desenhos a partir de um tema, atividades para completar a figura, entre outros.

Uma atividade interessante é o PROJETO AUTO-ESTIMA: VALORIZANDO A VIDA: QUERO SER FELIZ.
O Projeto fez uso do aplicativo Paint.

PROJETO AUTO-ESTIMA: VALORIZANDO A VIDA: QUERO SER FELIZ
Público Alvo: Ensino Fundamental e Médio
Supervisão: Daniela de Souza Lima
Duração: Outubro à Dezembro/2007
1) Justificativa: Às vezes, a gente se pergunta por que algumas pessoas vão mais longe avançam mais rápido e conseguem melhores resultados do que outras. Diferentes pessoas, vivendo sob as mesmas condições, têm resultados tão variáveis quanto suas digitais. Todos desejamos ser pessoas que dão certo. Então, por que tanta gente fica estagnada na vida, não se desenvolve, não chega “lá”? É incrível, mas a verdade é que muitas pessoas parecem ter uma enorme dificuldade em acreditar em si mesmas e, por isso, fazem de tudo para evitar o sucesso. Para vencer é preciso, em primeiro lugar, que a pessoa acredite em sua capacidade. É preciso querer ser feliz. Alguns autores definem auto-estima como “disposição que a pessoa tem para sentir-se competente para lidar com os desafios básicos da vida e sentir-se merecedora da felicidade”. Vivemos num mundo altamente capitalista e hoje é fundamental que nós, educadores, ensinamos nossos alunos a lutar por causas nobres, a prepará-los para a vida, sensibilizando-os de que a nossa maior missão nesse planeta é ser feliz e criar oportunidade para que os outros também o sejam. Atualmente, observamos grande número de alunos com baixa auto-estima, motivada no fato de a escola não estar conseguindo adaptar-se por completo ao perfil do adolescente que a freqüenta e pela ausência de uma família bem estruturada. Em decorrência desses fatores, os alunos apresentam-se sem motivação para as aulas, desrespeitando a escola, seus professores, funcionários, colegas e a si próprios. Dessa forma, surgiu a necessidade de sensibilizar nossos educandos, visando principalmente o sentido da auto-valorização e da valorização do outro, maximizando o prazer, o orgulho, a capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. As vitórias só têm sentido, quando levam a felicidade e podem ser compartilhados com o outro.
2) Objetivos:
- Despertar no aluno o desejo de se amar e de valorizar sua capacidade;
- Resgatar a auto-estima do aluno desmotivado;
- Reconhecer a instituição escolar como ambiente formador de seres humanos e não somente enquanto transmissora de conhecimentos, mas construtora de valores morais como solidariedade, amor ao próximo, respeito mútuo, humildade;
- Proporcionar boa convivência da comunidade escolar, atentando ao relacionamento entre alunos, entre alunos e professores, alunos e funcionários, evidenciando entusiasmo, alegria, amizade e respeito.
- Estimular a expressão e a representação das idéias;
- Explorar programas de informática para a produção de trabalhos;
- Utilizar a Internet em atividades pedagógicas: pesquisa e publicações das produções.
3) Desenvolvimento:
Na sala de Informática
Aplicativos: apresentação e uso de recursos do programa Paint- Internet: pesquisa em sites indicados pela professora.
Atividades:
Produção de material na sala de aula e na sala de informática:
· colagem com diversos materiais;
· textos informativos e narrativos;
· uso de ferramentas do programa de desenhos digitais Paint.
- PRODUÇÃO DE TEXTO: EU: Alguma, ou algumas boas qualidades, você, sem dúvida, já descobriu que existem dentro de você. Pode ser um bom atleta, ou alguém chegado às artes (música, pintura etc.), ou uma pessoa que gosta de ajudar os outros. Ou, talvez, o humor seja o seu forte e, assim, você diverte as pessoas, brincando, contando suas piadas. Ou ainda você pode ser um cidadão com espírito de liderança, preocupado com os problemas de sua escola, de sua cidade e até de seu país. Enfim, você sabe muito bem quais são suas qualidades. Mostre que tem auto-estima. Valorize-se. Fale com grande naturalidade daquilo que é seu “forte”. Por outro lado, você deve conhecer também suas limitações. Aquilo que gostaria que fosse diferente. Fale com naturalidade dessas limitações também. Mostre que se aceita e sabe conviver com suas “imperfeições”. Essa é a proposta de redação: mostrar, livremente, o seu Eu. Escreva no seu caderno.
DESENHANDO COM O PAINT: Utilizando o PAINT organizar duplas de trabalho com as crianças, que irão se revezar no computador para a seguinte atividade:
Cada componente fará sua descrição - características físicas e de personalidade, e o outro colega irá desenhá-lo no computador. No próprio Paint confeccione uma moldura para o retrato, coloque o nome da pessoa representada e suas características. Esta atividade tem por objetivo entrosar mais os componentes e também um auto-conhecimento do aluno. O professor pode organizar um espaço para guardar os trabalhos no computador, e depois publicá-los em um blog ou imprimi-los. 4 – Sugestões de Frases para serem colocadas na sala de aula: 1 - Lembre-se: "A pessoa mais especial e importante no mundo é você!” 2 - “O rio atinge seus objetivos porque aprendeu contornar seus obstáculos.” 3 - Você merece ser feliz! 4 - É difícil fazer um amigo em num ano, mas é fácil perdê-lo numa hora”. 5 - - “Onde existe uma vontade, existe um caminho”.
5 - Recursos: -Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, livros, etc; -Desenhos; -Papel ofício; - Computador; - Paint; - Internet; -Revistas e jornais; -Lápis de cor, pincéis, tesouras e cola.
6 - Avaliação:
A avaliação será feita de duas formas:
- Aula a aula por meio de observação da produção individual.
- Ao final do trabalho levando-se em conta os critérios: organização, finalização da atividade, utilização dos recursos oferecidos, concentração no desenvolvimento da atividade, e interesse na realização do trabalho.
- Bibliografia:
- VALLE, Edênio. Educação Emocional: Teoria e Prática na Escola de 1o grau, Curso Laboratório. 1a edição. São Paulo: Olho D’água, 1997.152 p.
- GARDNER, H.; Kornhaber, M.; Wake, W. Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Arte Médicas, 1998. 356p.
- MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 7ª edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. 276 p.
- DIAMOND, M.; Hopson, J. Árvores maravilhosas da mente: Como cuidar da inteligência, da criatividade e das emoções do seu filho do nascimento até a adolescência. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 310 p.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Paint

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial